Ciências sem fronteiras - Engenharia Civil

Header Ads

Ciências sem fronteiras


Ciência sem Fontreias

O Ciências Sem Fronteiras é um programa do Governo Federal que concedia bolsas de estudos em vários países de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.

No entanto, o governo em julho/2016 confirmou o fim do Programa Ciências Sem Fronteiras para os alunos de graduação.

Michel Temer, justificou o fim do programa pelo seu alto preço. Ou seja, foi o fim do programa para a graduação.

Temer enfatizou que a prioridade agora é outra, o programa irá concentrar nos cursos de pós-graduação. O Ministério da Educação avaliou que era alto o custo para mandar alunos da graduação para o exterior e que muitos nem estavam preparados para estudar fora.

O programa começou em 2011 e já mandou mais de 100 mil alunos de graduação e pós-graduação para universidades no exterior. A maioria das bolsas, 65 mil, foi para estudantes que ainda estavam na faculdade. Ano passado e este ano já não teve seleção para novas bolsas. Por falta de recursos, foram mantidos apenas os alunos que já tinham sido selecionados antes e agora o programa deve mudar.

O governo se defende é diz que o Ciência Sem Fronteiras não acabou, mas como já não tinha mesmo previsão no orçamento deste ano para selecionar novos bolsistas, o Ministério da Educação decidiu fazer uma avaliação do programa.

Vale salientar que quem já está no exterior não será atingido por essa decisão do governo. São cerca de 10 mil bolsistas. Eles vão continuar recebendo os pagamentos das bolsas até o fim do intercâmbio.

Site oficial do Programa Ciências sem Fronteiras

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.