As 10 maiores obras do Brasil
Ficaram de fora da lista obras ainda não concluídas como a transposição do rio São Francisco, hidrelétrica de Jirau, usina nuclear Angra 3, ou obras vultuosas como a hidrelétrica de Belo Monte. Em breve iremos fazer um novo post dedicado apenas as hidrelétricas.
10º Posição - Mirante do Vale (Palácio W. Zarzur)
Destaque: Prédio mais alto do Brasil
O Edifício Condomínio Mirante do Vale possui 170 metros de altura, 50 andares e 12 elevadores. Atualmente é o maior edifício do Brasil.É um edifício misto, ou seja, residencial e comercial. Foi inaugurado em 1966, após 5 anos de construção.
O edifício esta localizado no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. Ele não é muito conhecido pela população, por isso muitas pessoas acham que o maior prédio de São Paulo é o Edifício Itália ou o Banespa, por estar localizado em um vale, já que os outros dois estão localizados em áreas mais altas da cidade. Por esse motivo, ele não pode ser visitado, ao contrário da maioria dos outros.
- Concreto: 20 mil m³
- Cimento: 250 mil sacos
- Ferro: 5 mil toneladas
- Vidro e caixilhos: 25 mil m²
- Fundações: Sobre estacas a 20 metros de profundidade
- Luz e Força: Consumo/hora de energia elétrica previsto de 5 mil quilowatts
9º Posição - BR 116
Destaque: Rodovia mais extensa do Brasil
A Régis Bittencourt, mais conhecida como BR-116, é a principal rodovia brasileira, sendo também a maior rodovia totalmente pavimentada do país. É uma rodovia longitudinal que tem início na cidade de Fortaleza, no estado do Ceará e término na cidade de Jaguarão, no estado do Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai.
A extensão total da rodovia é de aproximadamente 4.513 quilômetros, passando por dez estados. Em termos de movimentação de cargas e passageiros, os volumes de tráfego são mais altos nas proximidades das grandes cidades, apresentando perto de São Paulo, tráfego médio diário superior a 25 mil veículos. O tráfego atual é composto por um expressivo volume de ônibus e caminhões, que representam cerca de 70% do movimento total da rodovia.
8º Posição - Viaduto 13
A denominação 13 tem sua origem no fato de ser o 13º de uma sequência de viadutos que se inicia no centro da cidade de Muçum, conhecida como a "Princesa das Pontes".
Foi construído pelo 1º Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro durante a década de 1970, tendo sido projetado desde o final da Segunda Guerra Mundial, pela empresa Serviços de Engenharia Emílio Baumgart (SEEBLA).
A extensão total da rodovia é de aproximadamente 4.513 quilômetros, passando por dez estados. Em termos de movimentação de cargas e passageiros, os volumes de tráfego são mais altos nas proximidades das grandes cidades, apresentando perto de São Paulo, tráfego médio diário superior a 25 mil veículos. O tráfego atual é composto por um expressivo volume de ônibus e caminhões, que representam cerca de 70% do movimento total da rodovia.
8º Posição - Viaduto 13
Destaque: Maior viaduto da América
O Viaduto 13, conhecido também como Viaduto do Exercito, é a denominação dada a um viaduto ferroviário existente na Ferrovia do Trigo, a EF-491, no trecho entre os municípios de Vespasiano Correia e Muçum, no Rio Grande do Sul. Esta ferrovia está atualmente sob concessão da América Latina Logística (ALL).A denominação 13 tem sua origem no fato de ser o 13º de uma sequência de viadutos que se inicia no centro da cidade de Muçum, conhecida como a "Princesa das Pontes".
Foi construído pelo 1º Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro durante a década de 1970, tendo sido projetado desde o final da Segunda Guerra Mundial, pela empresa Serviços de Engenharia Emílio Baumgart (SEEBLA).
Com seus 143 metros de altura e 509 de extensão, foi inaugurado pelo então presidente Ernesto Geisel em 19 de agosto de 1978, é o maior viaduto ferroviário das Américas e o terceiro mais alto do mundo, superado apenas pelo Viaduto Mala Rijeka, em Montenegro, de 198 metros de altura, e a ponte de Beipanjiang, na China, que possui uma altura de 275 metros.
Suas fundações são do tipo sapata corrida e estão enterradas a 21 metros abaixo do nível do solo. Cada pilar é formado por quatro paredes de 80 centímetros de espessura média.
Localizada na Rodovia Papa João Paulo II, no bairro Serra Verde, a Cidade Administrativa é composta por seis edificações principais — que abrigam a sede do governo, secretarias de estado, centro de convivência, auditório, prédio de serviços, praças de alimentação e restaurantes. Possui em torno de 270 000 m² de área construída.
O plano da Cidade Administrativa foi elaborado por Oscar Niemeyer, tendo as obras sido concluídas em fevereiro de 2010.
Suas fundações são do tipo sapata corrida e estão enterradas a 21 metros abaixo do nível do solo. Cada pilar é formado por quatro paredes de 80 centímetros de espessura média.
7º Posição - Cidade Administrativa de Minas Gerais
Destaque: Maior prédio de concreto protendido suspenso do mundo
A Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves é a sede oficial do governo do Estado de Minas Gerais, Brasil.Localizada na Rodovia Papa João Paulo II, no bairro Serra Verde, a Cidade Administrativa é composta por seis edificações principais — que abrigam a sede do governo, secretarias de estado, centro de convivência, auditório, prédio de serviços, praças de alimentação e restaurantes. Possui em torno de 270 000 m² de área construída.
O plano da Cidade Administrativa foi elaborado por Oscar Niemeyer, tendo as obras sido concluídas em fevereiro de 2010.
Mais o que faz a Cidade Administrativa pontuar na 7º posição é o Palácio Tiradentes. O Palácio é a sede da Governadoria do estado de Minas Gerais, desde 2010. O edifício é o maior prédio de concreto protendido suspenso do mundo, com vão livre de 147 m de comprimento e 26 m de largura.
Ela é a maior refinaria em capacidade de processamento de petróleo: 66 mil m³/dia, o equivalente a 415 mil barris. Sua produção corresponde a 20% de todo o refino de petróleo no Brasil, processando aproximadamente 80% de petróleo nacional, grande parte da Bacia de Campos.6º Posição - Refinaria de Paulínia (Replan)
Destaque: Maior refinaria de petróleo do Brasil
A Refinaria de Paulínia foi inaugurada em 12 de maio de 1972, época em que a cidade acabava de ser emancipada politicamente de Campinas. Sua construção começou em julho de 1969 e foi concluída em mil dias, prazo que até hoje é referência para a indústria do petróleo. A área onde hoje está instalada pertencia à antiga Fazenda São Francisco, que foi desmembrada e foi doada pela prefeitura de Paulínia.
A cidade foi escolhida estrategicamente para a construção da que é hoje a maior refinaria do Brasil. Paulínia está a 118 km da capital paulista e sua localização, além de permitir maior facilidade de escoamento da produção, está inserida em um contexto de grandes facilidades logísticas, com acesso às principais vias de transporte rodoviário, ferroviário e terminais aéreos do estado de São Paulo.
A Refinaria de Paulínia iniciou sua atividade de operação no dia 2 de fevereiro de 1972, três meses antes da inauguração. Cerca de 20 mil metros cúbicos de petróleo por dia (126 mil barris) eram processados naquela época.
5º Posição - Túnel Prefeito Marcello Alencar
Destaque: Maior túnel subterrâneo do Brasil
O Túnel Prefeito Marcello Alencar, mais conhecido como Túnel da Via Expressa, é um túnel urbano situado na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Com 3.382 metros de extensão é o maior túnel subterrâneo do país, integra a avenida Brasil e a ponte Rio-Niterói ao Aterro do Flamengo. A profundidade do túnel chega a 43 metros abaixo do nível do mar.
- Galeria Mar (sentido rodoviária) – 3.395 m
- Galeria Continente (sentido Aterro) – 3.370 m
- Ponto mais baixo: 43 m abaixo do nível médio do mar
- 3 faixas de rolamento com 3,5 m largura cada por galeria
- Fluxo projetado de 110 mil veículos por dia
- 2 reservatórios de água com 30 mil litros cada
- Drenagem: cisterna com capacidade útil para 390 mil litros de água.
- O sistema de cisternas e drenagem de águas pluviais composto por 4 bombas, cada uma com capacidade de retirar 100 m³/h de água
- 1.100 funcionários participaram das obra, 450.000 m³ de material escavado - 60% reaproveitados nas obras
- Para a construção do túnel, 250.000 m³ de concreto foram utilizados
4º Posição - Brasília
Destaque: Maior área tombada do mundo
O plano urbanístico da capital, conhecido como "Plano Piloto", foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, adequou-o ao projeto do lago Paranoá, concebido em 1893 pela Missão Cruls.
A cidade começou a ser planejada e desenvolvida em 1956 por Lúcio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com cálculos estruturais do engenheiro Joaquim Cardoso.
Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, Brasília tornou-se formalmente a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. Vista de cima, a principal área da cidade se assemelha ao formato de um avião, porém foi projetada em formato de borboleta.
A cidade, comumente referida como "Capital Federal", é considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO, devido ao seu conjunto arquitetônico e urbanístico e possui a maior área tombada do mundo, com 112,5 quilômetros quadrados.
Está situado no Parque Nacional da Tijuca, a 710 metros do nível do mar, de onde se pode apreciar uma das mais belas vistas da cidade.
3º Posição - Cristo Redentor
Destaque: Segunda maior escultura de Cristo no mundo
No alto do morro do Corcovado está instalado o Cristo Redentor, um dos pontos turísticos mais procurados do Rio de Janeiro. Maior e mais famosa escultura Art Déco do mundo, a estátua do Cristo Redentor começou a ser planejada em 1921 e foi desenvolvida pelo engenheiro Heitor da Silva Costa ao longo de cinco anos de trabalho, de 1926 à 1931, o ano de inauguração do monumento.
Está situado no Parque Nacional da Tijuca, a 710 metros do nível do mar, de onde se pode apreciar uma das mais belas vistas da cidade.
Ao todo são 220 degraus que levam até os pés da famosa estátua, eleita uma das Sete Maravilhas do Mundo em votação organizada em 2007 pela instituição Suíça New 7 Wonders Foundation.
O Cristo Redentor é feito de concreto armado e pedra-sabão. Tem trinta metros de altura, sem contar os oito metros do pedestal, e seus braços se esticam por 28 metros de largura. A estátua pesa 1145 toneladas e é a segunda maior escultura de Cristo no mundo, menor apenas que a Estátua de Cristo Rei de Świebodzi na Polônia.
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2º Posição - Ponte Rio-Niterói
Destaque: Maior ponte do Hemisfério Sul
A Ponte Presidente Costa e Silva, ou simplesmente Rio-Niterói é um marco da capacitação da engenharia nacional. Inaugurada em 1974 é uma ponte que atravessa a Baía de Guanabara, no estado do Rio de Janeiro. Ela conecta os municípios do Rio de Janeiro e Niterói.
Atualmente é a maior ponte de concreto protendido no Hemisfério Sul e a sexta maior do mundo. Desde a sua conclusão, em 1974, até 1985, ela foi a segunda maior ponte do mundo, perdendo apenas para o Ponte do Lago Pontchartrain, nos Estados Unidos.
Ela ainda detém alguns recordes importantes:
• A maior ponte do Hemisfério Sul;
• O maior vão em viga reta contínua do mundo: o vão central de 300 metros de comprimento e 72 metros de altura;
• A mais importante estrutura protendida das Américas, com mais de 2.150 km de cabos no interior de sua estrutura;
• Uma das maiores pontes do mundo em volume espacial (área construída), por conta de seu comprimento, largura e a altura dos pilares e das fundações submersas cravadas na rocha do fundo da Baía de Guanabara.
No pico da construção da barragem, Itaipu mobilizou diretamente cerca de 40 mil trabalhadores no canteiro de obras e nos escritórios de apoio.
Sua inauguração aconteceu em de novembro de 1982, com o reservatório já formado, os presidentes do Brasil, João Figueiredo, e do Paraguai, Alfredo Stroessner, acionam o mecanismo que levanta automaticamente as 14 comportas do vertedouro, liberam a água represada do Rio Paraná e, assim, inauguram oficialmente a maior hidrelétrica do mundo na época.
O custo do projeto foi de cerca de US$ 14 bilhões. O preço atualizado, com os juros e a inflação em dólar do período, chega a US$ 16 bilhões.
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• A maior ponte do Hemisfério Sul;
• O maior vão em viga reta contínua do mundo: o vão central de 300 metros de comprimento e 72 metros de altura;
• A mais importante estrutura protendida das Américas, com mais de 2.150 km de cabos no interior de sua estrutura;
• Uma das maiores pontes do mundo em volume espacial (área construída), por conta de seu comprimento, largura e a altura dos pilares e das fundações submersas cravadas na rocha do fundo da Baía de Guanabara.
1º Posição - Usina Hidrelétrica de Itaipu
Destaque: Maior hidrelétrica do ocidente
Itaipu, que, em tupi, quer dizer "a pedra que canta" é uma das maiores hidrelétricas no mundo. Reinou por anos como a maior hidrelétrica, mas recentemente perdeu a coroa para hidrelétrica chinesa Três Gargantas.
A construção de Itaipu começou no ano de 1974, quando as primeiras máquinas começaram a chegar no canteiro de obras.
No entanto, para que essa obra prima fosse construída foi necessário criar uma cidade. Isso mesmo, uma cidade de trabalhadores em torno do empreendimento. Nos anos de 1975 a 1978 mais de 9 mil moradias foram construídas para abrigar os operários.
Ainda foi necessário a construção de um hospital, escolas e uma estrutura de logística de mercadorias e transporte de pessoas. A população da região saltou de 20 mil habitantes para 101.447 mil habitantes em menos de 10 anos.
No ano de 1978, 4 anos de obra, Itaipu já contabilizava um gasto de 50 toneladas de explosivos e 12,3 milhões de metros cúbicos de concreto. Em 1980, a obra já contava com mais de 20 mil caminhões e 6.648 vagões ferroviários para transportes de materiais.
No pico da construção da barragem, Itaipu mobilizou diretamente cerca de 40 mil trabalhadores no canteiro de obras e nos escritórios de apoio.
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