Concreto flexível é mais forte e mais durável
Cientistas Nanyang Technological University (NTU Cingapura) inventaram um novo tipo de concreto chamado ConFlexPave que é flexível e ainda mais forte e mais duradouro do que o concreto normal .
Esta inovação permite a criação de lajes de pavimento pré-fabricadas de instalação rápida, reduzindo para metade o tempo necessário para obras rodoviárias e novos pavimentos, por exemplo.
Os cientistas salientam que desenvolveram um novo tipo de concreto que pode reduzir muito a espessura e peso de lajes de pavimento pré-moldado, permitindo assim rápida instalação plug-and-play, onde novas lajes de concreto preparadas fora do local podem facilmente substituir as usadas.
Koh Chwee, Diretor da Divisão de Serviços Técnicos da Universidade, disse que a invenção desta tecnologia de mudança de jogo não só permitirá que a indústria da construção reduza mão de obra intensiva no local de trabalho, Segurança e reduzir o tempo de construção.
ConFlexPave é projetado especificamente para ter certos tipos de materiais duros misturados com microfibras de polímero. A inclusão destas fibras sintéticas especiais, além de permitir que o concreto flexione e dobre sob tensão, também aumenta a resistência ao deslizamento.
O principal avanço foi a compreensão de como os componentes dos materiais interagem uns com os outros mecanicamente em um nível microscópico.
Com uma compreensão detalhada, podemos então deliberadamente selecionar os ingredientes e criar a confecção dos componentes, de modo que nosso material final possa atender a requisitos específicos necessários para as aplicações de estradas e pavimentos.
O ConFlexPave foi testado com sucesso como placas de tamanho comprimido em laboratórios da NTU. Ele será ampliado para testes adicionais nos próximos três anos, em parceria, em locais adequados dentro dos complexos industriais onde haverá tráfego humano e de veículos.
Esta inovação permite a criação de lajes de pavimento pré-fabricadas de instalação rápida, reduzindo para metade o tempo necessário para obras rodoviárias e novos pavimentos, por exemplo.
Os cientistas salientam que desenvolveram um novo tipo de concreto que pode reduzir muito a espessura e peso de lajes de pavimento pré-moldado, permitindo assim rápida instalação plug-and-play, onde novas lajes de concreto preparadas fora do local podem facilmente substituir as usadas.
Koh Chwee, Diretor da Divisão de Serviços Técnicos da Universidade, disse que a invenção desta tecnologia de mudança de jogo não só permitirá que a indústria da construção reduza mão de obra intensiva no local de trabalho, Segurança e reduzir o tempo de construção.
Como funciona o concreto dobrável
O concreto típico compreende cimento, água, cascalho e areia. Enquanto esta mistura torna concreto duro e forte, não promove a flexibilidade. Assim, o concreto é quebradiço e propenso a fissuras se muito peso é aplicado.ConFlexPave é projetado especificamente para ter certos tipos de materiais duros misturados com microfibras de polímero. A inclusão destas fibras sintéticas especiais, além de permitir que o concreto flexione e dobre sob tensão, também aumenta a resistência ao deslizamento.
O principal avanço foi a compreensão de como os componentes dos materiais interagem uns com os outros mecanicamente em um nível microscópico.
Com uma compreensão detalhada, podemos então deliberadamente selecionar os ingredientes e criar a confecção dos componentes, de modo que nosso material final possa atender a requisitos específicos necessários para as aplicações de estradas e pavimentos.
O ConFlexPave foi testado com sucesso como placas de tamanho comprimido em laboratórios da NTU. Ele será ampliado para testes adicionais nos próximos três anos, em parceria, em locais adequados dentro dos complexos industriais onde haverá tráfego humano e de veículos.
Comentários